Pages

quarta-feira, 29 de março de 2017

Mau tempo, mau humor


A quantidade de publicações que já escrevi sobre o tempo são quase tantas como o número de séries que acompanho. Se isso é uma coisa positiva, é que já não sei. Agora a sério, é de senso comum que o nosso humor é directamente afectado pelo clima. As taxas de suicídio são mais elevadas em países mais frios, e as pessoas são mais alegres em lugares quentes. Há quem deteste vento ou dias chuvosos, e outros que só são felizes com o calor do sol a bater-lhes na cara. Provando que sou um cliché, também eu alvo desta disparidade emocional provocada pela alterações estacionais.

Apesar de sofrer com temperaturas muito elevadas e conhecer os inúmeros perigos do sol, a verdade é que prefiro o Verão ao Inverno. Sim, em termos de roupa a última estação do ano é melhor, nem que seja para esconder as gorduras indesejadas, mas tudo o resto é terrível. Por muito que aprecie a chuva enquanto estou deitado a ver um filme e a beber uma chávena de café com leite, não é um cenário suficientemente apelativo para aguentar uma semana de inconvenientes. Ele é ventos que nos deixam descabelados, são carros que passam por cima de poças e nos encharcam, e por aí fora.

Todos os anos passo pelo mesmo ciclo temperamental. No início de Novembro a ficha cai e começo a sentir os efeitos da falta de exposição à luz solar. Segue-se um longo período semi-depressivo em que não me apetece sequer sair da cama. A desmotivação é tamanha que chego a isolar-me no meu canto, como se estivesse a hibernar. Avançamos uns quatro, cinco meses e os primeiros indícios de Primavera dão um switch no meu cérebro e ganho uma energia que pensava estar perdida. Depois entramos no reino de Hades e sofro de uma preguiça invertida, devido ao calor das labaredas.

Sempre me ri do povinho que ao mínimo indício de calor vai logo queimar as bordas do rabo para a praia, mas cada vez mais compreendo-os. Estes meses antes de Julho e Agosto são a melhor altura do ano. E não digo isto por ter nascido em Maio. Os dias estão mais "longos", o céu está limpo (maioritariamente), as temperaturas estão medianas e não sentimos um frio polar ou calor infernal. É a combinação climática perfeita. Não imaginam a felicidade que sinto por já não chegar a casa de noite cerrada. Mesmo que quisesse negar as minhas origens não posso, sou latino e como tal, o bom tempo é essencial na minha vida.


O vosso humor é afectado pelas mudanças climatéricas? Preferem o Inverno ou Verão?

6 comentários:

  1. Prefiro o outono: ainda está calor, os dias ainda são compridos, mas não se derrete como no verão =P Se a escolha é entre verão e inverno, então prefiro o verão! E sim, também mudo de humor consoante o tempo

    ResponderEliminar
  2. Também faço parte desse cliché! Adoro o Verão, amo a Primavera e quando está sol até me custa menos sair da cama e do nada uma pessoa ganha um boost de energia. :D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não... eu gosto do frio por isso não me importo :)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  4. Também entro numa hibernação no inverno, não gosto lá muito dele mas entendo que é impprtante como qualquer outra estação do ano.
    Dias maiores yuppieee! Já me sinto mais vadia =)

    ResponderEliminar
  5. Óbvio que me sinto afetada pelas mudanças climáticas! Parece, até, que o meu corpo depende disso para continuar em pé! Adoro o verão e só de imaginar que o inverno existe, até choro! É como dizes, é bonito ver a chuva através da janela, mas isso não me convence por um longo período de tempo!

    LYNE

    ResponderEliminar
  6. Sinto-me a descair no Inverno, mas nada que não me passe rápido. Adoro a neve, o cházinho quentinho, as mantas, a roupa fofa... mas depois detesto todo o resto que o Inverno implica e acho que é aí que chega a minha tristeza.
    Com o Verão fico mais feliz, clarooo, embora aqui na minha zona o verão seja infernal! Mais de 40ºC todos os dias, péssimo. Não se suporta!
    Sou mesmo doida é pelas meias-estações. Faz sol, faz frio, faz calor e frio q.b. nada que me preocupe. Além de que o céu mais bonito e puro aparece nestas alturas :D

    let's do nothing today

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...