Pages

quarta-feira, 12 de julho de 2017

5 Passos para não deixares o teu blog morrer


#1. Agenda publicações

Se tal como eu não fores um blogger a full time, as chances de não conseguires escrever publicações todos os dias são mais que muitas. Criar um blog nas férias de Verão é muito bonito, mantê-lo quando as obrigações voltam é que nem tanto. Ao acordar todos os dias às 7h da manhã e chegar a casa às 20h da noite, rapidamente percebi que precisava planear melhor a minha agenda. Na maioria das vezes o cansaço é tal que nem existe paciência para pensar em redes sociais. Como alternativa comecei a escrever os posts aos fins-de-semana e a agendá-los ao longo da semana seguinte. Se consigo sempre cumprir este método? Não. Ultimamente a ronha tem vencido, mas não é uma regra. Portanto não há desculpas para deixares a tua página ao abandono.

#2. Comenta Blogs

Já o referi inúmeras vezes: sem promoção, mais vale fechares as portas. A não ser que sejas um blogger estabelecido ou daqueles que quando chega a um número confortável de visitas começa a cagar (desculpem a expressão) nos comentários alheios, é fulcral divulgares a tua página. Não digo que seja necessário responder a todas as pessoas que te visitam, até porque muitas vezes não vai acrescentar nada, mas se não te deres a conhecer, como é que estás à espera que mais gente te encontre? Tenho pecado imenso neste ponto e peço desde já desculpa por isso. Graças à rotina e cansaço que referi a cima, a vontade de comentar seja o que for é praticamente nula, mas tenho que tentar quebrar este ciclo vicioso ou então não posso estar à espera de milagres.

#3. Não publiques por obrigação

Uma das piores coisas que se pode fazer é publicar só porque sim. Os chamados posts para encher chouriços são uma constante na blogosfera e precisam ser exterminados como uma infestação de baratas. Lamento imenso mas prefiro estar calado a dizer porcaria. Claro que este tópico é muito subjectivo, porque aquilo que me parece interessante pode ser uma baboseira para ti, mas existe um mínimo lógico do aceitável. Atenção, se fores daquele tipo de bloggers que se contenta em colocar uma fotografia à la VSCO com umas frases soltas sobre a ida ao café com o Kiko, força. Afinal de contas, existe público para tudo. Pessoalmente, evito esse tipo de publicações por não acrescentar nada à minha existência ou sequer me fazer rir.

#4. Aponta tudo o que te vier à cabeça

Sempre achei piada a ter um caderno com ideias para posts. Sei que tenho um, algures, mas se no início começo muito disciplinado, com o tempo acabo por deixar as coisas de lado porque ain't nobody got time for that. Um erro que contornei de forma muito simples: telemóvel. Pois é, há alguns meses, durante as minhas longas viagens de comboio, comecei a adoptar o sistema de escrever tudo o que me vier à cabeça nos lembretes. Aqui entre nós, é muito mais prático, fácil e menos pesado. Confesso que já cheguei a escrever publicações inteiras na dita aplicação do aparelho telefónico e nem consigo explicar o alívio que foi poder fazer copy-paste, editar e done! É uma óptima maneira de gerir o tempo morto em que estou fechado na carruagem. Além do mais, por muito idiota que uma ideia possa soar, é sempre bom apontá-la pois pode originar algo hilariante.

#5. Olha em redor, inspira-te

A inspiração é como o mau ambiente numa relação amorosa, vai e volta. Todos nós passamos por fases mais e menos produtivas do ponto de vista criativo, e é importante estarmos atentos ao nosso redor. Graças a isto já escrevi publicações como os populares volumes do "Auto dos Transportes do Inferno", e uns quantos "Já chega, não?". É a parte boa de ter um blog generalista, tenho liberdade total de explorar qualquer tema sem estar preso a um assunto específico. Aproveitem-se disso e explorem tudo à vossa volta. Seja uma ida à mercearia ou um jantar de família. Existe sempre um ângulo de onde podem criar uma história, mas isto já é o jornalista em mim a falar.


Já cometeste o erro de deixar o teu blog morrer? Aplicas algum destes pontos no teu dia-a-dia?

14 comentários:

  1. Boas dicas :). Orgulho-me de já as conseguir cumprir a todas. Agendar posts é extremamente importante, principalmente quando voltámos à rotina do trabalho. É como tu dizes, quem sai de casa às 8 h e volta às 20 h não tem tempo nem paciência para escrever posts. Eu, em tempo de aulas, aproveito sempre para escrever nos fins de semana, para durante a semana garantir que o meu blog tem posts interessantes :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Um post destes é o que uma pessoa deve ler antes e quando começa a aventura blogosférica. Um blog é útil para ajudar a gerir o tempo e falo por mim, ajuda em certas áreas da vida.
    Abraço
    https://escritalhadaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. gostei destas dicas! acho que acima de tudo é importante sermos fieis a nos proprios e publicar o que gostamos, falar daquilo que queremos. porque acima de tudo um blog é um espaço pessoal!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  4. Faço tudo, excepto uma coisa: apontar! Por vezes vou em viagens de trabalho e surgem-me ideias excelentes no entanto como vou a conduzir não me apetece parar de propósito para apontar e, como podes imaginar, quando chego a casa...puff! Foi-se tudo!
    Publicar por obrigação também não consigo. Acho que perdemos um pouco a nossa essência e isso nota-se na publicação.

    ResponderEliminar
  5. Já deixei um blogue morrer, que esteve ativo durante cerca de 3 anos, mas devido aos contornos da vida, não consegui continuar com ele. Um mês e meio depois, com uma vontade enorme de voltar a escrever, voltei, e sinto-me mega contente por isso. Desta lista tento seguir todos os passos sendo que o segundo é o que mais me custa, mesmo lendo todos os posts (ou quase todos) do meu feed.
    João, Náměstí J

    ResponderEliminar
  6. oi, oi.

    respondendo às perguntas: sim e sim. fiquei 3 meses sem blogar e, nossa!, como faz falta. a gente meio que assume um compromisso consigo mesmo de escrever, colocar pra fora o que já não cabe na nossa mente... quando ficamos longe, a saudade bate.

    alguns dos passos que vc citou, já fiz: escrever no celular, ter caderninho de anotação e ter uma rotina. organização é muito importante.

    abraços!
    Não me venha com desculpas

    ResponderEliminar
  7. sim, sim, sim, concordo plenamente com tudo
    é mesmo dificil termos as responsabilidades diárias, vida social, atividades, treinos, ect e ainda termos tempo para o blog sem prejudicar as nossas horas de sono, por isso organização é mesmo importante mas às vezes também falhamos como é obvio.
    e também concordo com os posts de encher chouriços mas como tu disseste, há publico para tudo mas para mim não me dizem nada

    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Para ser sincera, estou com medo de estar a cair no terceiro ponto. O publicar diariamente tem resultado num número de visualizações mensal espectacular, mas a minha criatividade está completamente desgastada! Adorei as dicas Ricardo, um bom resto de semana.

    ResponderEliminar
  9. Nem imaginas o quanto estas dicas me vão dar jeito! Obrigada

    Beijinho
    www.blogasbolinhasamarelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. De facto às vezes torna-se complicado , então se for tudo feito de raiz como é o meu caso!
    Faço por gosto e não por obrigação, e é o melhor a fazer!
    www.walking-spirit.com

    ResponderEliminar
  11. São exatamente estes ''truques'' que me têm ajudado com o meu blog. Quase não tenho tempo para publicar porque entre os estudos e o trabalho, o tempo que sobra é quase nenhum.
    Parabéns pelo teu blog!

    ResponderEliminar
  12. |||||
    Partilho dessa tua informação. Nem sempre existe paciência, quando o Facebook nos aliena o tempo todo com trivialidades...

    ResponderEliminar
  13. Boas dicas e que realmente funcionam..
    Cada vez mais tenho adoptado o método dos posts programados e só assim tenho conseguido manter os posts no blog..

    ResponderEliminar

Obrigado pela leitura e comentário!
Eventuais questões serão respondidas aqui, na respectiva publicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...